Pular para o conteúdo
Caminhos para a construção do Conhecimento Científico

Caminhos para a construção do Conhecimento Científico

Curiosidade, questionamento, experimentação: caminhos para a construção do Conhecimento Científico.

A cena é a seguinte: noite de Natal, troca de presentes. Thomas tem 4 anos e ganhou um carrinho que pediu o ano inteiro. Passada uma semana, os pais de Thomas o encontram concentradamente desmontando partes do carro, com tamanha curiosidade, que seus olhinhos brilham de alegria ao ver as peças internas do brinquedo: “É assim por dentro!”, exclama o menino enquanto mostra aos pais suas novas descobertas. Curiosidade, questionamento, experimentação, este é o caminho para a construção do Conhecimento Científico.

Este tipo de conhecimento surgiu da necessidade e anseio que o ser humano tem em saber como as coisas da natureza funcionam, não aceitando-as de forma passiva e sem questionamentos. O Conhecimento Científico está estreitamente relacionado à lógica e ao pensamento analítico.

Características do Conhecimento Científico:

I) Racional
II) Objetivo
III) Factual
IV) Analítico
V) Acumulativo

Noções básicas e diferenças entre Conhecimento Científico, Conhecimento Empírico e Conhecimento Filosófico

Conhecimento Científico: Fundamentado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
Conhecimento Empírico: Adquirido por meio de simples deduções e sem provas concretas, é um conhecimento falível e inexato. É o chamado conhecimento popular, e é o conhecimento que adquirimos através da observação e da interação do ser humano com o ambiente ao redor.
Conhecimento Filosófico: Surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias. Como se trata de teorias que não podem ser testadas, ela não é verificável e portanto é infalível e exata.

Dica Educandário da Semana: Construa o Conhecimento Científico em família! Nosso cotidiano é uma fonte inesgotável de exemplos que podem ser trabalhados com viés científico.

Educar pessoas geniais não é uma tarefa de um dia, é uma convocação especial para a vida toda. Oferecer-lhes respostas às suas dúvidas e, sempre com carinho, participar de suas experimentações, instigar à pesquisa, promover o pensamento crítico e analítico, são papeis cardeais de pais e educadores. Os “por quês” são muito bem-vindos aqui no Educandário. Acreditamos que eles são os condutores dos grandes avanços para a humanidade.

Conheça a família Educandário, faça um tour pelo nosso site e venha nos visitar: https://siteeducandario.com.br/

E ah, o menino ali da história, é Thomas Edison, empresário, cientista e inventor da lâmpada elétrica incandescente, entre outras inúmeras invenções.

[supsystic-social-sharing id="1"]

Deixe uma resposta

Faça um TOUR 360º

Faça um TOUR 360º Clique aqui