Pular para o conteúdo
O que é a Teoria Sócio-Construtivista?

O que é a Teoria Sócio-Construtivista?

A teoria sócio-construtivista adota a tese de que o conhecimento é uma construção social fruto de interação entre os indivíduos.

Você deve conhecer o nome Jean Piaget, suíço, e um dos pensadores mais importantes do século XX. E quanto a Lev Vygotsky?

Vygotsky, nascido na Bielorrússia, faleceu aos 37 anos, no entanto deixou um extenso legado acerca do desenvolvimento intelectual das crianças.

Sendo o pioneiro no conceito do Socioconstrutivismo, ou Psicologia da Aprendizagem. 

A TEORIA

Desde o nascimento, o bebê passa a integrar uma comunidade marcada por hábitos, gestos, linguagens e tradições específicas, que orientam os rumos do desenvolvimento infantil.

Para os socioconstrutivistas, o papel da linguagem é fundamental. Mais do que uma simples auxiliar do pensamento, ela é uma poderosa “ferramenta cultural”, capaz de modificar os rumos do desenvolvimento.

 

Indivíduos não aprendem apenas explorando o ambiente, mas também dialogando, recebendo instruções, vendo o que os outros fazem e ouvindo o que dizem.

Outros sistemas simbólicos, como a linguagem matemática, também são vistos como poderosos instrumentos para o pensar.

O processo de aquisição de todos esses instrumentos é essencialmente dependente das interações das crianças com os outros, especialmente com adultos que utilizam e dominam as diferentes linguagens simbólicas.

Vygotsky particulariza o processo de ensino e aprendizagem na expressão obuchenie, uma expressão própria da língua russa que coloca aquele que aprende e aquele que ensina numa relação interligada.

A ênfase em situar quem aprende e aquele que ensina como partícipes de um mesmo processo corrobora outro conceito-chave na teoria de Vygotsky, a mediação, como um pressuposto da relação eu-outro social.

O socioconstrutivismo é mais amplo que o construcionismo, uma das teorias que explicam o desenvolvimento infantil, criado por Jean Piaget através de sua teoria do desenvolvimento cognitivo.

A teoria sócio-construtivista incorpora o papel de outros fatores, inclusive da cultura, no desenvolvimento.

Nesse ponto, aliás, os socioconstrutivistas também buscam sua inspiração em Piaget, que fala sobre a importância de os alunos trabalharem e discutirem juntos, convidando cada participante a explicitar suas ideias e opções e, dessa forma, ajudando cada um a entender outros pontos de vista e a refletir mais conscientemente sobre as atividades.

Tornar a criança partícipe e coautora, construindo uma cultura onde desde pequena suas emoções e opiniões são relevantes para o processo de aprendizagem de todos.

Isso é o Socioconstrutivismo!

Não deixe de acompanhar o Blog do Educandário. Também convidamos você a conhecer nossa estrutura, equipe e projeto pedagógico.

Fale com a gente: (11) 4990-3000

santoantonio@educandario.com.br

Fale Conosco

Comentários

  • Muito Interessante esse site, gostaria de parabenizar pelo ótimo conteúdo. Gostei muito e vou acompanhar toda semana as novidades e atualizações. beijos Cintia

Deixe uma resposta

Faça um TOUR 360º

Faça um TOUR 360º Clique aqui